Quatro médicos membros da Comissão de Autorização de Utilização Terapêutica (CAUT) da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) concluíram o Curso de Pós-Graduação em Medicina Desportiva, reforçando a capacidade técnica do sistema antidopagem nacional.
A formação, promovida pela ONAD-CV e ministrada pela Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, culminou com a entrega de certificados em ato público, com a presença do Presidente da ONAD-CV, Doutor Emanuel Dos Passos, do Presidente da SPMD – Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, Dr. Valério Rosa, e do Ministro da Juventude e Desporto CV, Carlos do Canto Monteiro.
O curso contribui para o fortalecimento da atuação da CAUT, assegurando decisões mais rigorosas, éticas e alinhadas com os padrões internacionais na proteção da saúde dos atletas.
Em representação dos médicos formados, Élvio Gonçalves destacou a relevância da formação para o aprofundamento técnico-científico. Já o Ministro anunciou a abertura de nova vaga de inscrições em setembro de 2026, com vista ao alargamento do número de profissionais qualificados em medicina desportiva no país.